A IMPORTÂNCIA DE REGULARIZAR O SEU IMÓVEL

Um imóvel regularizado é aquele que está de acordo com as normas da Prefeitura e todos os seus documentos estão em dia. É comum as pessoas associarem a legalização de imóveis com gastos desnecessários, mas você sabia que esse ato é importantíssimo e que possui inúmeras vantagens?

É comum encontrar imóveis irregulares, seja pela morte do proprietário, dívidas, pendências, entre outros problemas, seja comercial ou residencial, várias consequências podem ocorrer caso não tenha o imóvel regularizado.

Regularizar o seu imóvel evita problemas, um imóvel não regularizado, sem registro no cartório competente é considerado clandestino e corre o risco de ser fiscalizado e o proprietário pode pagar multa que chega a ser maior que o custo para regularizar o seu imóvel.

Com o imóvel irregular o proprietário sofre algumas restrições, como por exemplo, a impossibilidade de locar o bem para fins comerciais, vender com financiamento e emitir alvará de funcionamento em caso de imóveis comerciais.

Para quem deseja vender seu imóvel a regularização valoriza ainda mais o bem e deixa a venda menos burocrática. Outra situação em que a regularização se torna necessária é a possibilidade do imóvel ser vendido com financiamento e essa é uma das maiores vantagens, já que os bancos disponibilizam linhas de créditos para compra e venda de bens imóveis, além de poder usar o imóvel como garantia, o que oferece algumas vantagens, como um limite maior e juros menores.

Por estas razões, é imprescindível a regularização do imóvel, uma vez que, por meio dela o proprietário comprova sua posse e evita futuros problemas o que supervaloriza o seu imóvel e essa valorização ocorre em razão de todas essas vantagens citadas acima.

Para regularizar o seu imóvel o ideal é procurar uma assessoria de um profissional para orientar, acompanhar e agilizar o andamento do processo.

 

 Millena Ribeiro – Márcio Beckmann Advogados Associados

Deixe um comentário